segunda-feira, 27 de junho de 2011

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ativ 5.7

O vídeo abaixo relata o trabalho realizado pelos órgãos de saúde da capital do estado de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, no combate ao Achantina Fulica, popularmente conhecido com “caramujo africano gigante”.

A reportagem feita por um telejornal do estado relata como ocorreu o surgimento da espécie no Brasil por meio de criadores que trouxeram o Achantina, de maneira ilegal ao país como um possível substituto para o scargott, por se tratar de um molusco que possui um porte elevado. Por se tratar de uma espécie que não é originária do Brasil, a proliferação do molusco ficou totalmente descontrolada, tendo em vista que não se tem notícia de um predador natural para esse tipo de molusco.

O vídeo segue com informações importantes a respeito do caramujo africano, destacando as possíveis doenças que ele pode causar e o combate mais apropriado para o mesmo.


Ativ 5.5 1ª etapa

Discutindo sobre a Wikipédia

Discutindo com os colegas sobre o uso ou não do site Wikipédia por parte dos alunos para pesquisas direcionadas a trabalhos escolares, se nós enquanto professores permitiríamos o uso desse site.

Primeiramente precisamos entender como funciona o site da Wikipédia, conhecida mundialmente como “A enciclopédia livre”. Um dos sites mais ricos em conteúdos dos mais variados temas, que vai desde curiosidades relevantes até pesquisas mais aprofundadas, em nossa opinião, é uma fonte de pesquisa muito rica e de fácil compreensão, pois a linguagem é de fácil entendimento. O que pesa nisso tudo seria o fato de que a Wikipédia é basicamente formada por conteúdos postados por internautas do mudo inteiro, algumas postagens possuem erros gramaticais, outros conteúdos são de fontes desconhecidas, e o fato de que qualquer pessoa possa contribuir, postando ou atualizando os conteúdos do site é o motivo pelo qual devemos ter bastante cuidado ao utilizarmos alguma informação vinda deste site.

Decidimos, nós integrantes do grupo, que permitimos o uso da Wikipédia como fonte de pesquisa, mas alertamos os alunos para que tenham o cuidado de conferir as fontes de onde foram tiradas as informações pesquisadas por eles, se são fontes confiáveis. Geralmente a pessoa que atualiza determinado conteúdo possuirá um link contendo informações sobre si mesmo como forma de contato no final da página, vale à pena conferir.

Portanto fica clara nossa opinião quanto ao uso da Wikipédia, mas vale lembrar que em se tratando de referências, nada substitui um bom livro.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ativ. 5-3
Etapa 2

Estes Links se adequam muito bem ao nosso projeto integrado pois traz diversas informações relevantes ao conhecimento de todos. As medidas preventivas e as atitudes a serem tomadas no caso de contato direto ou indireto, também torna-se de fundamental importância para que a população tenha noção de como se defender e agir mediante tais problemas tão sérios e de grande risco a saúde. Este link é o caramujo-gigante-africano.
De um modo geral, apresenta todos os aspectos referentes ao (achatina fulica) caramujo africano gigante, desde a implantação do caramujo no Brasil, como o seu crescimento desordenado, as doenças que transmite, o combate correto, e os principais focos de infestações, ou seja um link bem completo.
Estes se identificaram muito com o nosso projeto, pois além de trazer informações importantes como manuseio deste moluscos.
Pois é um assunto que está sendo muito discutido em todo país devido a infestação encontrada em algumas regiões com mais intensidade. Devido a isso é de fundamental importância o esclarecimento à população para que tomem as devidas medidas e precauções
Cursistas:
Rosemar C. De Souza França
Giovanni Rafael Marafigo
Dalva Eugenia Bucioli
Ester Maria Villa
Atividade. 5.2 etapa 2

Observando os comentários postados pelos meus colegas percebo nas postagens que em sua grande maioria os alunos aprenderam a cooperar, seja com seus colegas, com os professores e também com a efetuação das atividades.
De fato, os alunos já possuem uma tendência em cooperar, principalmente com os próprios colegas. De um modo geral, os alunos que possuem uma dificuldade específica em determinados conteúdos acabam sendo encorajados pelos colegas e recebem ajuda na confecção das atividades. Na sala de tecnologia, os alunos ajudam os colegas e o próprio professor, em uma atividade de pesquisa por exemplo, os alunos dão dicas de links e matérias online, o professor analisa o material e compartilha com os demais alunos, todos acabam sendo beneficiados e adquirem um maior conhecimento empregando o uso das tecnologias no aprendizado, com isso procuram sempre trabalhar em grupos o que favorece o companheirismo, elevando suas auto-estimas e caráter.
Portanto, devemos sempre estimular a cooperação dos alunos para que todos sempre possam contribuir com seus colegas e professores sempre que possível.