sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ativ 5.5 1ª etapa

Discutindo sobre a Wikipédia

Discutindo com os colegas sobre o uso ou não do site Wikipédia por parte dos alunos para pesquisas direcionadas a trabalhos escolares, se nós enquanto professores permitiríamos o uso desse site.

Primeiramente precisamos entender como funciona o site da Wikipédia, conhecida mundialmente como “A enciclopédia livre”. Um dos sites mais ricos em conteúdos dos mais variados temas, que vai desde curiosidades relevantes até pesquisas mais aprofundadas, em nossa opinião, é uma fonte de pesquisa muito rica e de fácil compreensão, pois a linguagem é de fácil entendimento. O que pesa nisso tudo seria o fato de que a Wikipédia é basicamente formada por conteúdos postados por internautas do mudo inteiro, algumas postagens possuem erros gramaticais, outros conteúdos são de fontes desconhecidas, e o fato de que qualquer pessoa possa contribuir, postando ou atualizando os conteúdos do site é o motivo pelo qual devemos ter bastante cuidado ao utilizarmos alguma informação vinda deste site.

Decidimos, nós integrantes do grupo, que permitimos o uso da Wikipédia como fonte de pesquisa, mas alertamos os alunos para que tenham o cuidado de conferir as fontes de onde foram tiradas as informações pesquisadas por eles, se são fontes confiáveis. Geralmente a pessoa que atualiza determinado conteúdo possuirá um link contendo informações sobre si mesmo como forma de contato no final da página, vale à pena conferir.

Portanto fica clara nossa opinião quanto ao uso da Wikipédia, mas vale lembrar que em se tratando de referências, nada substitui um bom livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário